ES HOJE

 
Vitória, ES.
Ruy Monte
Oferecimento:

Técnico tem que enquadrar tática e jogador

Nunca quis ser treinador de futebol, embora tenha sido tentado para este fim algumas vezes. Mas não é a minha praia. Acho, no entanto, que um treinador não precisa ser o gênio da bola, mas conhecer alguma coisa de tática de jogo. A estratégia de um time depende muito das características dos jogadores.
 
Se existe no elenco um atleta de grande velocidade, o ideal é estabelecer um esquema de jogo para que ele seja o principal articulador das jogadas no contra ataques. É evidente que tem treinadores que gostam de implantar uma maneira do time jogar, de acordo com o jogador que tem a disposição. Neste caso, ele tem que ser o responsável direto nas contratações. O que ocorre muitas vezes é que uma diretoria contrata os jogadores e depois o técnico.
 
Existe também a disposição do treinador em contratar determinados jogadores, que acabam não respondendo aos anseios do técnico. Enfim, o treinador pode ter sucesso numa agremiação, mas em outra não. Tudo é uma questão de química ou entendimento de ambas as partes. Para tudo isso o jogador tem que ser da confiança do técnico e vice-versa.
 
Na verdade, o treinador tem que ter antes de mais nada auto domínio do grupo. Alias, tem técnico que consegue dominar bem um time, mas não um grupo. As táticas são as mais variáveis, mas o adversário é quem define como o time tem que jogar. Tem treinadores fiéis à tática, em querer implantar mesmo não tendo os jogadores ideais para esta finalidade. Aí é que mora o perigo.
 
Em cima de tudo isso, o técnico tem que ter dinamismo no trabalho de treinamento do grupo; ser determinado na hora que escala a equipe e ter boa leitura de jogo. No mais, é esperar sempre um resultado positivo que muitas vezes é alheio à sua vontade.

Comentários

O ESHOJE não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Consulte nossa Política de Privacidade.

0 comentários publicados


Mais lidas
Facebook


ESHOJE © 2012, Todos os direitos reservados Anuncie   •   Fale Conosco