ES HOJE

 
Vitória, ES.
Cinema
Oferecimento:

Filmes capixabas em exibição no exterior

Dois filmes capixabas serão apresentados em Portugal no dia 7 de dezembro. O documentário “Espírito São: Histórias de Fé no Norte do Espírito Santo”, e "O Palhaço Menino: Histórias de quem desde pequeno, sonha e vive as Folias de Reis", do cineasta e produtor cultural, nascido no município de Muqui, Léo Alves, farão parte da 1a Mostra de Cinema e Cultura Popular da Universidade do Porto. A mostra reúne também outras duas obras produzidas em Portugal, e pretende promover debates que tematizem as relações entre cultura popular, sociedade e comunicação.
O documentário "Espírito São", rodado em São Mateus (ES), narra histórias de fé de três personagens e seus rituais sagrados e espirituais. São mestres da sabedoria popular que nos apresentam um caminho em que as ladainhas, as brincadeiras de Reis de Boi e as giras de Umbanda são apenas algumas das formas de viver esta jornada.
“Espírito São” está vinculado à multiplataforma homônima de pesquisa e produção de conteúdo multimídia, que busca mostrar e traduzir de maneira poética a relação de fé e histórias de pessoas com os santos no campo devocional. O objetivo é desenvolver ações e produtos que envolvam este território espiritual e suas áreas afins a partir do viés educacional e cultural, principalmente no contexto das culturas populares do Espírito Santo. No ano passado o projeto foi apresentado na Universidade de Maputo, em Moçambique, na África.
Outro filme que será exibido na Mostra, "O Palhaço Menino", reflete a cultura popular do Brasil, especificamente a "Folia de Reis". O documentário registrou o Encontro Nacional de Folia de Reis da cidade histórica de Muqui, no sul do estado, o maior do país. O filme buscou também as origens da expressão cultural influenciada pelos portugueses.
A 1a Mostra de Cinema e Cultura Popular da Universidade do Porto pretende contribuir para o avanço dos conhecimentos em diferentes áreas de investigação com aplicação a objetos da cultura popular brasileira, com interferências da memória africana e portuguesa, intensificando o intercâmbio científico e a participação em redes de discussão e divulgação de pesquisas, reforçando a componente internacional de uma área de estudos interdisciplinar.
Programação:
1ª MOSTRA DE CINEMA E CULTURA POPULAR DA UNIVERSIDADE DO PORTO
7 de desembro / Anfiteatro Nobre – FLUP
4.00h – 14.30h: Abertura
14.30h – 15.30h: Apresentação e exibição do documentário “O Palhaço Menino: Histórias de quem, desde pequeno, sonha e vive as Folias de Reis”, de Léo Alves (Brasil)
15.30h – 15.45h: Comentários e perguntas
15.45h – 16.00h: Apresentação e exibição do documentário “Noite dos Tapetes: Entre o Divino e o Profano”, de Flávio Cruz (Portugal)
16.00h – 16.30h: Debate
16.30h – 17.00h: Coffee Break
17.00h – 17.30h: Exibição do documentário “Espírito São: Histórias de Fé no Norte do Espírito Santo”, de Léo Alves (Brasil)
17.30h – 17.45h: Comentários e perguntas
17.45h – 18.15h: Apresentação e exibição do documentário “Alto do Minho”, de Miguel Filgueiras (Portugal)
18.15h – 19.15h: Mesa Redonda – Paralelos entre a cultura popular portuguesa e brasileira
19.15h – 19.30h: Encerramento

Comentários

O ESHOJE não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Consulte nossa Política de Privacidade.

0 comentários publicados


Mais lidas
Facebook


ESHOJE © 2012, Todos os direitos reservados Anuncie   •   Fale Conosco