ES HOJE

 
Vitória, ES.
Cinema
Oferecimento:

Moradores de Comunidade Ribeirinha atuam em curta-metragem no Espírito Santo

filme no norte capixabaUma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Assim, como reza a máxima de fazer acontecer a Sétima Arte, nasceu Burunga, o Homem da Mulher de Pau, um curta-metragem que promete movimentar o Norte Capixaba. O projeto - concebido pelo dramaturgo Oscar Ferreira, pelo artista plástico Thiago Rabelo e pelo jornalista Júnior Eler – um dos selecionados pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult) nos editais de produção cultural deste ano, já está concluído e tem data para a estreia: será no dia 26 de novembro próximo, às 20 horas, na Comunidade de Barreiras, em Conceição da Barra, onde foi produzido.
O cenário para colocar Burunga em prática não poderia ser melhor. A comunidade ribeirinha de Barreiras é rica em folclore e história. Os moradores são guardiões, há mais de 100 anos, da imagem de São Benedito das Piabas, que, conforme o folclore local, foi salva por um escravo que entregou vida na defesa do santo. Barreiras é onde a cultura é pulsante com as bênçãos de São Benedito das Piabas.
filme no norte capixabaMoradores atuam no curta
Dentro do plano de ação, além das filmagens, foram realizadas oficinas de Fotografia, de Interpretação e de Contos da Oralidade Popular. A comunidade local foi capacitada e cerca de 70 moradores locais fizeram parte do elenco. “Inclusive o personagem principal, o ‘Burunga novo’, é um nativo de Barreiras” – disse o dramaturgo Oscar.
“Através da linguagem cinematográfica, o projeto visou resgatar um conto passado de geração a geração pelas comunidades tradicionais ribeirinhas, e que faz parte do imaginário popular, sendo uma das lendas regionais que vem sendo distorcida e quase perdida pelo tempo” – completou.
Uma das principais vertentes, pontua Thiago Rabelo, diretor de fotografia do curta, responsável pela captação das belas imagens, foi o envolvimento da comunidade ribeirinha no projeto. “Além de escalar os moradores locais na produção, incluindo figurantes e alguns dos principais personagens, direcionamos toda a logística para as pessoas e comerciantes de lá. A comunidade nos recebeu de braços abertos e, claro, nos sentimos em casa. Mesmo porque estamos em casa, uma vez que Barreiras é a parte da Ilha de Guriri que pertence à Conceição da Barra”.
Devoção
Há 15 anos reportando com paixão e devoção as tradições das comunidades ribeirinhas da região polarizada por São Mateus, Júnior Eler, jornalista e assistente de Direção do curta, aguarda com ansiedade a noite de estreia. “O nosso povo ali das Barreiras e Meleiras produz cultura durante o ano inteiro. E eles vêm de Reis de Bois, Jongo, e vêm de Ticumbi, festejam São Benedito com força. E tome resistência cultural! Imagine ajudar a despertar lembranças, estórias, histórias? É gratificante, lindo demais”.
Além do curta, a trupe também produziu um documentário com o mestre de jongo, Benedito Paixão Gomes dos Santos, o Santo Rei, e um DVD com a apresentação do Jongo de São Benedito das Piabas e o Reis de Boi de Barreiras.
 
Assista o trailler aqui
 
 
 

Comentários

O ESHOJE não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Consulte nossa Política de Privacidade.

0 comentários publicados


Mais lidas
Facebook


ESHOJE © 2012, Todos os direitos reservados Anuncie   •   Fale Conosco