ES HOJE

 
Vitória, ES.
Cinema
Oferecimento:

I DOC Regência é aberto com documentários históricos sobre o Rio Doce

Foto: Fred Loureiro/Secom-ES
Fred Loureiro/Secom-ES
O I DOC Regência – Mostra de Documentários sobre o rio Doce foi aberto oficialmente neste domingo (20), contando com o público formado por moradores da comunidade. Na ocasião foram exibidos alguns filmes de contexto histórico e ambiental, tais como: Expedição Rio Doce, de Vitor Augusto de Oliveira (MG), Descida Ecológica do rio Doce 1993, de Marcos Valério Guimarães, do Instituto EcoBacia (ES), Cine Jornal rio Doce 1951, de Júlio César Monjardim (ES) e Os Trabalhadores do Watu, de José Lino França Galvão (ES).
No museu histórico de Regência foi aberta a exposição de desenhos em grafite intitulada “Caboclo Bernardo, Herói do Mar”, de Marcelo Alves. Os desenhos narram a saga de Cabloco Bernardo, ou Bernardo José dos Santos, pescador da Vila de Regência, que viveu de 1859-1914 e é considerado herói. Ele salvou, em 1887, 128 marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha Imperial do Brasil.
Logo após as exibições o Coordenador do Centro Tamar ICMBio, João Carlos Alciati Thomé, destacou a importância do acervo reunido nessa Mostra de Documentários. “A partir desse acervo a comunidade poderá ter essa memória sobre o rio Doce em suas diferentes fases da história e compartilha-la”, frisou ele. Após a mostra, os filmes devem circular as escolas e espaços públicos de Linhares e demais localidades vizinhas, como Povoação.
Aos interessados em conferir os filmes que serão exibidos hoje (21), no auditório do projeto Tamar, às 19h, poderão curtir Vale do rio de Lama - no rastro da destruição, de Silvio Henrique Barbosa (SP); Regência: as últimas horas antes da lama, de Leonardo Merçon (ES); Últimos dias em Regência, de Daniela Zanetti ( ES); Maratan al rio Doce, de Leonardo Fernandes – TeleSUR (MG) e Doce Senhora do Rio, de Ramon Luz (ES).
O evento continua até domingo (27) com exibições todos os dias.

Comentários

O ESHOJE não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Consulte nossa Política de Privacidade.

0 comentários publicados


Mais lidas
Facebook


ESHOJE © 2012, Todos os direitos reservados Anuncie   •   Fale Conosco