ES HOJE

 
Vitória, ES.
Grande Vitória
Oferecimento:

Festa da Penha já tem data definida e organização já começou

Foto: Dayana Souza
Dayana Souza
Durante a tarde desta segunda-feira (20), o prefeito Rodney Miranda, a secretária de Cultura e Turismo Simone Modolo e equipe receberam o frei Valdecir Schwambach, guardião do Convento da Penha e representantes da Igreja Católica para discutir a organização da 444ª edição da Festa da Penha, que será realizada entre os dias 20 e 28 de abril de 2014.

O prefeito Rodney Miranda afirmou que o poder público municipal vai contribuir mais um ano, no que for possível, para o sucesso do evento. "A equipe do Governo vai se empenhar ao máximo para que possamos contribuir além dos serviços básicos, como limpeza, trânsito e fiscalização. A expectativa é de que mais de um milhão de fiéis circulem nos dias do evento e, para isso, precisamos estar preparados", enfatizou o prefeito.

Durante a reunião também foi discutida a importância de prestigiar os artistas locais da cidade e do Estado durante a Festa da Penha, assim como foi feito na última edição. “É nossa função valorizar a cultura de Vila Velha e os artistas de nossa cidade dentro do principal evento religioso católico do Espírito Santo”, afirmou a secretária Simone Modolo.

No ano passado, dentro da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, durante a ExpoCatólica, as equipes da Secretaria de Cultural e Turismo da Prefeitura de Vila Velha divulgaram o principal atrativo religioso da cidade para os milhares de participantes do evento. A Festa de Nossa Senhora da Penha é a terceira maior festa mariana do Brasil. Em segundo lugar, fica a festa do Círio de Nazaré em Belém e em primeiro a Festa de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.

Saúde

O trabalho da equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha também estará presente durante a Festa da Penha, a exemplo do que ocorreu no ano de 2013. No plantão médico no Campinho do Convento e nas ambulâncias que acompanharam as romarias, 612 pessoas foram atendidas por médicos e enfermeiros, a grande maioria por apresentar alteração de pressão arterial. Na romaria dos homens do ano passado, 105 pessoas precisaram de atendimento médico, em grande parte por hipotermia e mal estar.

Cerca de 200 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas de ambulâncias e outros profissionais de saúde foram convocados para atuar na Festa da Penha em 2013. Três tendas foram erguidas; duas delas montadas no Parque da Prainha e a terceira no Campinho do Convento. A saúde disponibilizou ainda seis ambulâncias, duas delas da frota da Prefeitura e duas emprestadas pela empresa Unimed. Houve apoio de voluntários do Exército (10 homens por dia desde o início do Oitavário), da Escola de Aprendizes de Marinheiros (10 homens por dia desde a sexta-feira) e do Corpo de Bombeiros (33 homens ao longo de toda a festa).

Para 2014, a ideia é aprimorar a organização do plantão da saúde para oferecer segurança e conforto a moradores e turistas que participarem das festividades de Nossa Senhora da Penha.

Comentários

O ESHOJE não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Consulte nossa Política de Privacidade.

0 comentários publicados




ESHOJE © 2012, Todos os direitos reservados Anuncie   •   Fale Conosco