ES HOJE

 
Vitória, ES.
Educação
Oferecimento:

Divulgado o calendário de matrículas 2014 da rede pública de ensino

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou, na manhã desta sexta-feira (20), em entrevista coletiva, a Chamada Pública Escolar, que é o cronograma de matrícula 2014. O secretário de Educação Klinger Barbosa Alves também anunciou a oferta de vagas na rede estadual de ensino, cuja estimativa é de 360 mil. A rematrícula dos alunos que já frequentam a escola é a primeira etapa e ocorrerá no período de 07 a 18 de outubro.

A matrícula é coordenada pela Sedu e tem como objetivo matricular os alunos nas redes de ensino estadual e municipais atendendo crianças e jovens que ainda não estão na escola. Também há ações para rematrícula e remanejamento de quem já está na rede pública. Além disso, a iniciativa visa assegurar o acesso e a permanência dos alunos nas unidades públicas que oferecem o ensino fundamental e médio em 2014.

Durante a coletiva, foi esclarecido todo o cronograma que envolve o processo da Chamada Pública Escolar, que está dividido em quatro procedimentos: rematrícula, remanejamento, Dia C ? para pessoas que ainda não estão inseridas no sistema público de ensino, e matrícula.

O secretário Klinger Barbosa Alves ressaltou a importância do cumprimento dos prazos por parte das famílias para que consigam garantir as vagas para os filhos. ?Com a colaboração dos interessados, fica mais fácil a disponibilização dos itens necessários para que os alunos iniciem, com sucesso, o próximo ano letivo, como novas carteiras, materiais didáticos, ampliação na demanda de professores, dentre outras questões. Uma família compromissada com a educação é fator primordial e muito significativo para a formação básica?, salientou.

Também durante a coletiva de imprensa foi assinada a Portaria Conjunta para a Chamada Pública Escolar (Dia C) entre a Sedu e as secretarias municipais de Educação da Região Metropolitana da Grande Vitória (Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), contendo o cronograma com as datas de rematrícula, remanejamento, chamada pública escolar e matrícula dos alunos.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, o procedimento de rematrícula no município está inovado, ou seja, poderá ser feito de qualquer computador pessoal. Caso o interessado não possua o equipamento tecnológico à disposição, a rematrícula deverá ser realizada em um dos postos de atendimento ou na própria unidade de ensino ofertante.

A divulgação do resultado do remanejamento e ?Dia C? será realizada no dia 30 de dezembro nos postos 107 postos de cadastramento, distribuídos pelos municípios de Cariacica (26); Guarapari (13); Serra (28); Viana (11); Vila Velha (22); Vitória (06); e Fundão (01), além do site da Sedu - www.educacao.es.gov.br.

Entenda o cronograma:

Rematrícula
A rematrícula dos alunos que já estão na rede estadual de ensino será automática e de competência das unidades escolares. Acontece entre os dias 07 a 18 de outubro.

Remanejamento
O aluno que deseja mudar de escola deve preencher o formulário de remanejamento e entregar na secretaria da unidade escolar onde está matriculado, entre os dias 07 e 18 de outubro.

Chamada Pública Escolar
Nesta etapa, alunos que não estejam matriculados nas escolas da rede pública, devem procurar os postos de cadastramento e preencher o formulário eletrônico, solicitando vaga entre os dias 12 a 14 de dezembro.

Matrícula

Os pais ou responsáveis deverão comparecer ao posto de cadastramento, ou consultar o site da Sedu www.sedu.es.gov.br para tomar conhecimento da escola onde o aluno irá estudar. O pai ou o responsável que não comparecer à unidade de ensino não terá garantida a vaga pleiteada e ficará sujeito a ser alocado em outra unidade. O período de efetivação será de 06 a 17 de janeiro de 2014.

A documentação necessária para as matrículas são: certidão de nascimento ou outro documento que comprove a identidade; comprovante de escolaridade (se já tiver frequentado escola anteriormente) por meio de histórico ou declaração e, também, comprovante de residência original.

Comentários

O ESHOJE não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Consulte nossa Política de Privacidade.

1 comentários publicados




ESHOJE © 2012, Todos os direitos reservados Anuncie   •   Fale Conosco